A revista assume o nome de Profiscientia, que é uma junção de duas palavras: profissional e "scientia". A palavra profissional quer lembrar que a revista é uma obra do IFMT, uma instituição de educação profissional. A palavra "scientia" designa a ciência, lembra o método científico empregado para gerar o conhecimento tecnológico. Entretanto, é importante ressaltar que, como em toda revista científica, os artigos publicados são submetidos a um conselho editorial e a seus "referees" para uma avaliação científica e metodológica. Aqueles que forem aceitos, serão publicados no primeiro número posterior à data de aceitação do artigo.

A Revista Profiscientia utiliza software de verificação de similaridade (CopySpider). Nas situações em que o editor de seção detectar sinais de plágio, o manuscrito será devolvido ao(s) autor(es).
  1806-0285 |   B3
 

Edição Atual

n. 18 (2024): Profiscientia
A capa da revista Profiscientia traz a imagem representativa de uma rede, que é um padrão presente na natureza. Este volume 18 do ano de 2024 tem fundo verde oliva com pontos amarelos e conexões brancas.

A 18° edição da Revista Profiscientia do IFMT campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva traz, sob convite, a contribuição do renomado e emérito professor doutor Gaudêncio Frigotto (UFRJ), com o artigo de perspectiva intitulado “Os Institutos Federais e sua Identidade”. O texto oferece uma reflexão profunda sobre a temática abordada em sua palestra durante o 8° Workshop de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (VIII Workif/IFMT), realizado em 2023, fruto de suas extensas pesquisas sobre a temática.

Convidamos a comunidade acadêmica a submeter seus artigos para esta e próximas edições, conforme as diretrizes disponíveis  em:  https://profiscientia.ifmt.edu.br/profiscientia/index.php/profiscientia/about/submissions. Lembramos que a submissão de artigos à Revista Profiscientia ocorre de forma contínua. 

Desejamos uma excelente leitura!

Publicado: 13-09-2024

Artigo de Convidado

  • OS INSTITUTOS FEDERAIS E SUA IDENTIDADE

    Gaudêncio Frigotto  
    10.61803/km4ra652
    Visualizações do artigo: 32     PDF downloads: 30
    DOI: https://doi.org/10.61803/km4ra652
Ver Todas as Edições