CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM RELAÇÃO AO CAMPO DE EXPERIÊNCIA CORPO, GESTO E MOVIMENTO

Autores

10.61803/jzqb0854

Palavras-chave:

campo de experiência CG, música, educação infantil

Resumo

Por fazer parte da cultura infantil, a música agrega valores e auxilia no desenvolvimento da criança, podendo ser utilizada como um instrumento lúdico, atrativo e eficiente no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, estipulou-se como objetivo geral: analisar como a música tem contribuído para a aprendizagem e desenvolvimento de crianças com relação ao campo de experiência corpo, gesto e movimento na Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, de cunho bibliográfico, fundamentada em artigos científicos armazenados no banco de dados da plataforma do Google Acadêmico entre os anos de 2018 e 2022. São analisados 10 artigos publicados em revista. Conforme os direitos de aprendizagem previstos para o Campo de Experiência CG (conviver, brincar, explorar, participar, expressar, conhecer-se), analisa-se que a música permite a assimilação de ritmo e movimento para a compreensão de mundo, espaço e tempo. Por meio do brincar e explorar o corpo, a criança amplia o repertório corporal e cultural. Participar ativamente do meio e cuidar de si e do outro contribui para a autonomia. A música também auxilia no desenvolvimento motor, da fala e da criatividade, além de permitir que a criança aprenda sobre si e a realidade ao seu redor de forma lúdica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AZEVEDO, Ana D´Arc Martins; NEIVA, Camila Rodrigues; CHAGAS JUNIOR, Edgar

Monteiro Chagas; ARROYO, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo. O corpo em movimento no carimbó: uma contribuição no desenvolvimento sensório-motor em Educação Física na Educação Infantil em Belém (PA). In. Revista Observatório, [S. l.], v. 7, n. 1, p. a1pt, 2021.

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria De Lourdes Trassi.

Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo. Editora Saraiva, 13ª edição, 2001.

BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

BRAGA, Joseni marlei Paula. Música e movimento. In. PAOLIELLO, Elizabeth. (org.). Ginástica Geral: experiências e reflexões. 1ª ed., 2008, p. 120-143.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº. 20, de 11 de novembro de 2009. Brasília- DF. Publicado no D.O.U. de 9/12/2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília- DF.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CAETANO, Monica Cristina; GOMES, Roberto Kern. A Importância da Música na

Formação do Ser Humano em Período Escolar. Educação em Revista. Marília, v. 13, n. 2, p. 71-80, Jul.-Dez., 2012.

CARDOSO, Silvani Barreto Assumpção; CARVALHO, Arandir de Sousa; CARDOSO, Fabio dos Santos. A importância da música na Educação Infantil: pré-escola. In. Conhecendo Online, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–12, 2019.

CARVALHO, Aline Lima. A psicomotricidade e o desenvolvimento corporal na Educação Infantil. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 32, p. 19–22, 2022.

CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti; BARRETO, Sidirley de Jesus. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental: l: A música como meio de desenvolver a integração do ser. Revista Recre@rte, jun 2005.

ERICSSON, Debora Baleeiro de Carvalho. OLIVEIRA, Vitor Hugo Abranche de.

Desempenho escolar a partir da iniciação musical na Educação Infantil e fundamental I. In. Revista Humanidades & Inovação. v.5, n. 3, 2018.

FERREIRA, Fabiana dos Santos. A relação existente entre o desenvolvimento motor e a aprendizagem em crianças de 2 a 7 anos. Universidade Cândido Mendes- Projeto a vez do Mestre, Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia. Rio de Janeiro, 2005.

FERREIRA, Lúcia Aparecida; RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. A Contribuição da Música no Desenvolvimento da Psicomotricidade. In.: Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 3 – nº 1 – 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7. ed. – Barueri [SP]: Atlas, 2022.

JEANDOT, Nicole. Explorando o Universo da Música. São Paulo: Spicione, 2ª ed. 1997.

MARTINS, Sandra da Silva. Construindo a aprendizagem a partir do mundo da arte, brincadeira e música. In. Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, [S. l.], v. 6, n. 5, 2020.

MATO GROSSO. Documento de referência curricular para Mato Grosso: Educação Infantil. MEC/SEDUC/Undime-MT, 2018.

MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 26ª Edição. Ed. Vozes, 2007.

OLIVEIRA, Rafael Galvão. Proposta de Implementação da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon na Educação Infantil de Acordo com os Parâmetros da BNCC. Trabalho de Conclusão de Curso. Instituto de Artes da Universidade de Brasília, 2021.

OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SANTOS, Anderson Oramisio. Música no

desenvolvimento da criança na educação infantil. In. Perspectivas em Psicologia, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 57–69, 2020.

PACHECO, Edneia Alves; SANTOS, Juliano Ciebre. Importância do Desenvolvimento da Coordenação Motora na Aprendizagem na Educação Infantil. Nativa-Revista de Ciências Sociais do Norte de Mato Grosso, v. 1, n. 2, 2013.

PASSOS, Giovana de Campos. A importância da música para o desenvolvimento

psicomotor na Educação Infantil. Trabalho de Conclusão de Curso. Centro universitário UNIFAAT, Pedagogia. Atibaia, 2020.

PINHEIRO, Fernanda Viana; ARRUDA, Joanice Batista de; FERREIRA, Maria Cristina Gusmão; FRANCO, Roseane Cristina de França Azevedo; FARIA, Helena Aparecida de; TEIXEIRA, Luzinete de Oliveira. A contribuição da música na Educação Infantil. In. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 7, p. 1188–1204, 2021.

RIBEIRO, Fabíola; SILVA, Lúcia Matias; ELIAS, Márcia Maria Martinelli; GOZZI, Rose Mara; REGO, Ednilson dos Santos. A Música no Processo de Aprendizagem na Educação Infantil. Revista Científica Multidisciplinar Espaço Acadêmico v. 1, n. 4, p. 21-33, out.-Dez., 2021.

ROCHA, Maria Aparecida da Silva. O currículo na educação infantil. In. Revista Primeira Evolução, São Paulo, Brasil, v. 1, n. 19, p. 51–57, 2021.

SANTOS, Cassiano Lima da Silveira. Música e Movimento na Educação Infantil: Diálogos Possíveis e Conexões entre a Base Nacional Comum Curricular e Práticas Pedagógicas com Crianças de 5 anos a partir da Perspectiva da Abordagem Orff-Schulwerk. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.Bauru, 2020.

SANTOS, Rosângela de Medeiros Colodel dos. A Música na Educação Infantil. In. RACE - Revista de Administração do Cesmac, [S. l.], v. 7, p. 52–65, 2020.

TABORDA, Rosimeire Batista Sampaio. SILVA, Fábio Jose Antônio da. A Relação Da Música Com O Desenvolvimento Psicomotor. In: Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 373–385, 2021.

Downloads

Publicado

27-02-2024

Métricas


Visualizações do artigo: 262     PDF downloads: 78

Edição

Seção

Ciências da Saúde

Como Citar

VALIM, Thaynara de Oliveira; SILVA, Elaine Cristina; DE MORAES, Paulo. CONTRIBUIÇÕES DA MÚSICA PARA A APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM RELAÇÃO AO CAMPO DE EXPERIÊNCIA CORPO, GESTO E MOVIMENTO. Profiscientia, [S. l.], n. 16, p. e2022005, 2024. DOI: 10.61803/jzqb0854. Disponível em: https://profiscientia.ifmt.edu.br/profiscientia/article/view/173. Acesso em: 29 nov. 2025.

Artigos Semelhantes

141-150 de 167

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.