UTILIZAÇÃO DE REJEITO DA INDÚSTRIA DE PISO CERÂMICO PARA A CONFECÇÃO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO

Autores/as

  • Éder Sousa de Almeida profiscientia@cba.ifmt.edu.br
    CEFETMT
  • Juzélia Santos da Costa profiscientia@cba.ifmt.edu.br
    CEFETMT

Resumen

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que objetiva conhecer as características do agregado de piso cerâmico para a produção de argamassa de revestimento. Os pisos cerâmicos foram cominuídos até granulometria similar à da areia de rio, sendo esse material avaliado física e quimicamente conforme normas da ABNT e da ASTM. A argamassa foi ensaiada em estado fresco e endurecida, realizando-se ensaios de caracterização física e mecânica. Os resultados de caracterização da argamassa e do agregado mostraram que ele tem predisposição para a utilização na construção civil, pois as características apresentadas, os ganhos em custos, além do gerenciamento ambiental, tornam viável a reciclagem dos rejeitos cerâmicos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Éder Sousa de Almeida, CEFETMT

    Graduando do Curso Superior de Tecnologia em Controle de Obras do Cefet-MT.

  • Juzélia Santos da Costa, CEFETMT

    Doutora em Engenharia de Materiais, pela Universidade Federal de São Carlos-SP (UFSCar); professora do Depto de Construção Civil do Cefet-MT.

Publicado

30-10-2008

Métricas


Visualizações do artigo: 21     PDF (Portugués) downloads: 10

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ALMEIDA, Éder Sousa de; COSTA, Juzélia Santos da. UTILIZAÇÃO DE REJEITO DA INDÚSTRIA DE PISO CERÂMICO PARA A CONFECÇÃO DE ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO. Profiscientia, [S. l.], n. 3, 2008. Disponível em: https://profiscientia.ifmt.edu.br/profiscientia/article/view/122. Acesso em: 17 jan. 2026.