ANÁLISE QUÍMICA DE CONCRETO COM REJEITO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE PISO CERÂMICO

Autores

  • Manuel Henrique Taques Ferraz profiscientia@cba.ifmt.edu.br
    CEFETMT
  • Juzélia Santos da Costa profiscientia@cba.ifmt.edu.br
    CEFETMT

Resumo

Este artigo apresenta a análise química de concreto produzido com rejeito da construção civil de piso cerâmico vidrado. Para a confecção do concreto, os agregados miúdos e graúdos foram cominuídos até que tivessem granulometria similar à da areia de rio e da brita. O concreto confeccionado foi analisado pelos ensaios químicos, conforme normas da ABNT e da ASTM. A análise deteve-se à determinação de sais, cloretos e sulfatos solúveis; verificação da reatividade potencial pelo método químico; e reatividade potencial ASTM 1260C. Os resultados demonstram que o material em análise tem predisposição para uso como agregado em concreto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Manuel Henrique Taques Ferraz, CEFETMT

    Graduando do Curso Superior de Tecnologia em Controle de Obras do Cefet-MT.

  • Juzélia Santos da Costa, CEFETMT

    Doutora em Engenharia de Materiais, pela Universidade Federal de São Carlos-SP (UFSCar); professora do Depto de Construção Civil do Cefet-MT.

Downloads

Publicado

30-10-2008

Métricas


Visualizações do artigo: 8     PDF downloads: 6

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TAQUES FERRAZ, Manuel Henrique; COSTA, Juzélia Santos da. ANÁLISE QUÍMICA DE CONCRETO COM REJEITO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE PISO CERÂMICO. Profiscientia, [S. l.], n. 3, 2008. Disponível em: https://profiscientia.ifmt.edu.br/profiscientia/article/view/120. Acesso em: 29 nov. 2025.