PREVISÃO DO DESLOCAMENTO LATERAL DE ESTACAS CARREGADAS TRANSVERSALMENTE, EMBUTIDAS EM SOLO POROSO, NÃO SATURADO, A PARTIR DE ENSAIOS PRESSIOMÉTRICOS

Autores

  • Wilson Conciani profiscientia@cba.ifmt.edu.br
    CEFET-MT
  • Uilaci Bezerra Chaves Ferreira profiscientia@cba.ifmt.edu.br
    Engenheira Civil Mestre
  • Raimundo Leidimar Bezerra profiscientia@cba.ifmt.edu.br
    UFCG
  • Erinaldo Hilário Cavalcante profiscientia@cba.ifmt.edu.br
    UFSE
  • Heraldo Giachetti profiscientia@cba.ifmt.edu.br
    UNESP
  • Cláudio Vidrih Ferreira profiscientia@cba.ifmt.edu.br
    UNESP

Resumo

Este trabalho apresenta a estimativa do deslocamento lateral de estacas carregadas transversalmente a partir de resultados de ensaios com pressiômetro Ménard (PMT). Para tanto, realizaram-se provas de carga transversal em estacas cujos resultados foram comparados com as previsões feitas a partir dos resultados de ensaios pressiométricos conduzidos próximos à superfície do solo e junto às estacas ensaiadas. Para avaliar o efeito da umidade nos resultados foram executados ensaios com o solo no estado natural de umidade e na condição inundada. Os resultados dos ensaios pressiométricos são empregados para estimar as cargas que atuam na face da estaca que empurram o solo, no nível onde as cargas são aplicadas. De posse destes valores estimou-se os deslocamentos que estas cargas provocam. Os valores previstos foram comparados com as provas de carga e mostraram que para alguns intervalos de carga esta aplicação é válida. Palavras-chave: estacas, ensaios pessiométricos, provas de carga.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

30-10-2006

Métricas


Visualizações do artigo: 34     PDF downloads: 17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CONCIANI, Wilson; CHAVES FERREIRA, Uilaci Bezerra; BEZERRA, Raimundo Leidimar; CAVALCANTE, Erinaldo Hilário; GIACHETTI, Heraldo; FERREIRA, Cláudio Vidrih. PREVISÃO DO DESLOCAMENTO LATERAL DE ESTACAS CARREGADAS TRANSVERSALMENTE, EMBUTIDAS EM SOLO POROSO, NÃO SATURADO, A PARTIR DE ENSAIOS PRESSIOMÉTRICOS. Profiscientia, [S. l.], n. 2, 2006. Disponível em: https://profiscientia.ifmt.edu.br/profiscientia/article/view/139. Acesso em: 29 nov. 2025.